sábado, 21 de maio de 2011

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e nozes



Uma doce tentação. Ideal para os dias em que apetece comer quilos de calorias :) e esquecer todos os problemas do dia. Aqui vai a receita do "ópio" das amarguras.


Para a massa:


1/2 chávena de cacau em pó;

175g de farinha

3 colheres chá de fermento

300g de açúcar

6/7ovos

1/2 chávena de óleo

3/4 chávena de água quente

1/2 colher de chá de bicabornato de sódio

1 pitada de sal



Para o recheio:


1 lata leite condensado

2 colheres de chocolate em pó

meio cálice de licor/rum (opcional)


Procedimento:


Numa tigela misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicabornato e o sal. Abra uma covinha no meio e deite o óleo e as gemas. Mexa tudo muito bem e acrescente a água com o cacau dissolvido. Bata tudo até aparecerem bolhinhas. À parte bata as claras em castelo. Envolva-as bem e com cuidado na massa do bolo. Leve ao forno e quando estiver cozido, retire da forma e coloque num prato de servir para arrefecer.


Entretanto, vá preparando a cobertura. Num tacho pequeno deite o leite condensado com as duas colheres de chocolate em pó. Leve ao lume e mexa constantemente até fazer "ponto de estrada". Quando estiver, retire do lume.

Corte o bolo ao meio, depois de arrefecido, separe as duas partes e recheie com o molho brigadeiro. Forre o bolo também com o mesmo recheio e coloque algumas nozes no cimo para enfeitar. Leve ao frigorífico durante alguns minutos.



Sirva e delicie-se! Bom apetite!



Salmão com camarão em papelotes



Ora aqui vai uma das minhas invenções, que o meu love tanto adora :). Uma receita para quando quiser um resultado fantástico em pouco tempo.


Necessita então de:


  • uma boa posta de salmão, ou lombo de salmão limpo, consoante o que preferir;


  • macedónia de legumes;


  • mistura de pimentas;


  • uma pitada de sal;

  • sumo de um limão;


  • vinagre balsâmico;


  • ervas da provença;


  • mostarda dijon;


  • uma noz de manteiga;


  • camarões.

Procedimento:


Coloque o salmão por cima de uma folha de alumínio e tempere com sal e pimenta a gosto. Por cima vá colocando os restantes ingredientes ( pimenta moida, uma colher de café de mostarda dijon, ervas da provença, sumo de limão; umas gotas de vinagre balsâmico, a noz de manteiga, macedónia de legumes e no fim os camarões).

Feche os papelote e coloque num tabuleiro e leve ao forno cerca de 30/40m a 200ºC.

Pode acompanhar o salmão com um arroz de jasmim.















































N&N Gourmet - a história

Depois de meses a fio a cozinhar em banho maria , eis que surge a ideia de publicar num singelo blog as minhas criações culinárias. São fruto de muitos devaneios na cozinha e de algumas invenções espontâneas com recursos escondidos no fundo do meu despenseiro. Nos tempos em que nos encontramos, creio que todos nós, com um pouco de criatividade, boa vontade e imaginação, conseguimos usufruir de pequenos momentos gourmet no conforto do nosso lar. Todas as minhas receitas são um pouco sui generis, uma vez que não irão possuir tempos de preparação, nem quantidades exatas. As unidades de medida serão sempre a própria intuição, o olfato apurado e um paladar exímio.
Espero que seja do vosso agrado e que possamos trocar ideias sobre esta paixão que há tanto tempo me acompanha.