sábado, 11 de junho de 2011

Esparregado de favas frescas


As favas frescas ainda em vagem, não são muito comuns de encontrar à venda no mercado, a não ser que conheça alguém que cultive uma hortinha ou que as mesmas sejam trazidas pela mamã mais querida do mundo, à qual lhe foram igualmente oferecidas.
A parte mais complicada desta receita, é a fase em que temos de cortar as vagens das favas em pequeníssimas e finas fatias, como se faz ao feijão verde quando queremos fazer uma sopa.
Uma tarefa de "chinês" sem dúvida alguma! Contudo, o resultado final é delicioso e, por isso, vale bem a pena as manchas negras com que ficamos nas mãos depois de tão árdua tarefa.


Ingredientes:

Favas frescas em vagem;
3 dentes de alho;
sal q.b.;
azeite virgem;
2 colheres de sopa de farinha Maizena;
uma colher de vinagre


Preparação:

Lave bem e desinfete as favas em vagem (pode desinfetar com Amukina, umas gotas de lixívia na água, umas gotas de vinagre ou até com bicabornato de sódio). De seguida, parta para uma taça as vagens, na diagonal e de preferência em pedaços bastante finos.
Uma vez cortados, coloque a cozer em água com sal, até ficarem com um aspeto acastanhado.
Retire do lume e escorra.
Num tacho à parte, coloque o azeite e quando este estiver bem quente junte os dentes de alho picados e deixe alourar. Lentamente vá juntando as favas já cozidas e mexa muito bem.
Numa pequena tigela, dissolva as 2 colheres de maizena com um pouco de água, tendo o cuidado de não deixar grumos.
Deite esta mistura para dentro do tacho (onde se encontram as favas a alourar) e envolva tudo durante algum tempo, até que se forme uma mistura cremosa e a farinha tenha tempo de cozer o suficiente. No final, deite umas pingas de vinagre e um pouco de sal ( a gosto) e volte a mexer.

Este esparregado é ótimo para acompanhar pratos de carne ou de peixe em alternativa às saladas.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário