domingo, 17 de julho de 2011

Legumes salteados com peito de peru em cama de massa folhada


Ora aqui está mais uma proposta de um prato delicioso e rapidíssimo na sua confeção, ao que eu vulgarmente apelido de "empada gigante". Cá em casa adoramos este prato e é excelente para aqueles dias em que o vírus da preguiça teima em afetar o corpo. Aqui fica então a receita para a sua confeção.


Ingredientes:

1 cebola;
azeite virgem extra;
polpa de tomate;
mistura de legumes (congelados ou não);
1 peito de perú grelhado;
vinho branco;
1 dente de alho;
sal q.b. ;
mistura de pimentas moídas;
1 ovo
1 rolo de massa folhada de compra.

Preparação:

Faça num pequeno tacho um refogado com cebola, azeite e alho. Quando estes estiverem suficientemente dourados, junte a mistura dos legumes e o peito de peru partido em pequenos cubinhos. Tempere com sal a gosto, junte um pouco de vinho branco, polpa de tomate (cerca de 4 colheres de sopa), uma pitada de pimentas moídas e vá mexendo muito bem até o molho apurar. À parte, num tabuleiro de ir ao forno (de preferência de barro) coloque metade da massa folhada, forrando o fundo do mesmo. Depois do fundo do tabuleiro estar forrado com metade da massa, deite a mistura de legumes com a carne que acabou de preparar. Utilize a outra metade da massa folhada para cobrir a mistura ( como se fosse uma empada gigante). Pode utilizar um garfo para a ajudar nesta tarefa. Finalmente, bata um ovo numa tigela com a ajuda de um garfo e espalhe por cima da massa folhada. Leve ao forno até a massa estar bem douradinha e sirva acompanhado de uma salada generosa.

Bom apetite!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Maçã caramelizada com marmelada

Pois é ... esta vai ser a minha sobremesa de hoje. Neste momento está a arrefecer um pouco junto à janela da cozinha! Uma deliciosa maçã caramelizada com marmelada. É facílima de fazer e mais fácil de comer :).

Ingredientes:

maçãs (reinetas ou normais);
marmelada caseira ( também pode colocar compota de amoras);
canela em pó;
(licor de amora ou de marmelo opcional).


Preparação:

Lave as maçãs muito bem. Descaroce as maçãs com a ajuda de um descaroçador e recheie o orifício que obteve com umas 2 ou 3 colheres de marmelada e polvilhe com canela.
Coloque no microondas na potência máxima cerca de 3 ou 4 minutos.
Et voilá! Uma deliciosa maçã pronta a servir!

Sugestão:
Pode regar a maçã com um pouco de licor (a gosto) antes de a polvilhar com canela e levar ao microondas.

Bom apetite!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sobremesa Dancake

Esta sobremesa é uma das minhas preferidas, pois fica sempre com um aspeto delicioso e sabe realmente muito bem. No Verão é ótima, pois é a perfeita combinação de um reconfortante suflé de morango/ananás com uma refrescante gelatina.
Quer experimentar? Aceita o desafio? Então aqui fica a receita...

Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo do dia;
4 ovos;
1 pudim flan mandarim;
1 gelatina (morango ou ananás);
4 colheres de açúcar;
1 torta dancake (morango ou baunilha);
1 frasco caramelo líquido.


Preparação:

Num tacho bem grande deite o leite e coloque ao lume (deixe meio copo de leite de fora). À parte, numa tigela, coloque o pudim flan, 4 colheres de açúcar e as gemas dos 4 ovos. Junte o meio copo de leite que tinha guardado e dissolva tudo muito bem. Junte agora esta mistura ao leite que está ao lume e vá mexendo lentamente em lume brando até começar a engrossar. Quando a preparação estiver pronta e a ferver, junte a gelatina e mexa novamente muito bem e retire do lume. À parte, batas as claras dos 4 ovos em castelo e envolva-as com o preparado anterior.
De seguida, unte uma forma com caramelo e forre-a com fatias de torta dancake bem fininhas. Deite o preparado anterior lá para dentro e deixe arrefecer. Uma vez arrefecida, meta a sobremesa no frigorífico e deixe estar de um dia para o outro. Desenforme e delicie-se!
Bom apetite!

Sugestão: Desenforme a sobremesa apenas 5m antes de servir.

domingo, 12 de junho de 2011

Caracóis com bacon

Ora aqui está um prato muito apreciado nos dias de calor típicos de Verão. Este vai ser o meu petisco da tarde acompanhado, como não poderia deixar de ser, de um refrescante "panaché" (isto porque eu e o álcool não nos damos muito bem). Para quem estiver disposto a estar cerca de hora e meia na cozinha a preparar este prato de caracóis com bacon, aqui fica a receita! :)

Ingredientes:

1 saco de caracóis;
1/2 kg de sal;
1 embalagem de bacon em pedaços;
1 folha de louro;
3 dentes de alho;
oregãos;
1 malagueta;
azeite virgem;
1 cebola pequena.


Preparação:

Lave muito bem os caracóis em água fria e sal até esta sair completamente limpa. Em cada passagem de água junte um punhado de sal para os caracóis irem libertando toda a "baba".
Uma vez lavados, coloque-os num tacho onde previamente colocou água e sal. Leve-os a lume brando até estes saírem fora da casca. Uma vez de fora, levante o fogo do bico do fogão até ao seu máximo, para os caracóis ficarem com os "pauzinhos" se fora (um pouco sádico, mas tem de ser :) ).
Esmague os 3 dentes de alho e deite-os lá para dentro. Deixe levantar fervura e, com a ajuda de uma espumadeira, vá retirando as espuma que se vai formando. Uma vez realizada esta operação, junte os pedaços de bacon, uma colher de chá de oregãos (não muitos porque pode tornar os caracóis amargos), um fio de azeite e a folha de louro.
Deixe ferver em lume brando durante cerca de 45m, para tomarem gosto.

Convide os seus amigos e partilhem momentos gourmet!

Bom apetite!

sábado, 11 de junho de 2011

Fondue de vitela com legumes chineses

Quando pretendo um prato fácil de cozinhar e sofisticado, regra geral, costumo recorrer a esta minha receita, a qual costuma sair sempre bem. Uma prato com ótima apresentação e que costuma agradar bastante a quem a prova. Para que a qualidade do prato seja melhorada, utilizo sempre carne de vitela para fondue, uma vez que é uma carne mais limpa e mais tenra.


Ingredientes:

Cubos de vitela (para fondue);
Sal;
Pimentão vermelho;
Alho em pó;
Vinho tinto;
Gengibre em pó;
Mistura de várias pimentas;
Azeite virgem;
1 saco de legumes chineses congelados;
4 cenouras grandes; (opcional)
1 cebola;
1 folha de louro.


Preparação:

Utilize uma panela de pressão para confecionar este prato, pois diminui o tempo de confeção e o molho resultante irá ficar mais apurado.
Desta forma, comece por deitar a carne na panela de pressão, tempere com sal, deite 2 colheres de pimentão vermelho, uma folha de louro, uma colher de chá de gengibre em pó, e a pimenta moída. De seguida regue tudo com cerca de meio litro de vinho tinto, pique uma cebola pequena, junte as mistura de vegetais chineses. Pode ainda acrescentar as 4 cenouras já descascadas e partidas em pequenos pedaços. Deite um pouco de alho em pó e regue com uma pouco de azeite.
Leve tudo ao lume cerca de 45m. Vá abrindo de vez em quando para ver quando o molho já está apurado.

Sugestão:

Costumo acompanhar sempre este prato com um puré de batata caseiro, (batata, leite, manteiga) ao qual acrescento um ovo para ficar mais saboroso.


Bom apetite!

Esparregado de favas frescas


As favas frescas ainda em vagem, não são muito comuns de encontrar à venda no mercado, a não ser que conheça alguém que cultive uma hortinha ou que as mesmas sejam trazidas pela mamã mais querida do mundo, à qual lhe foram igualmente oferecidas.
A parte mais complicada desta receita, é a fase em que temos de cortar as vagens das favas em pequeníssimas e finas fatias, como se faz ao feijão verde quando queremos fazer uma sopa.
Uma tarefa de "chinês" sem dúvida alguma! Contudo, o resultado final é delicioso e, por isso, vale bem a pena as manchas negras com que ficamos nas mãos depois de tão árdua tarefa.


Ingredientes:

Favas frescas em vagem;
3 dentes de alho;
sal q.b.;
azeite virgem;
2 colheres de sopa de farinha Maizena;
uma colher de vinagre


Preparação:

Lave bem e desinfete as favas em vagem (pode desinfetar com Amukina, umas gotas de lixívia na água, umas gotas de vinagre ou até com bicabornato de sódio). De seguida, parta para uma taça as vagens, na diagonal e de preferência em pedaços bastante finos.
Uma vez cortados, coloque a cozer em água com sal, até ficarem com um aspeto acastanhado.
Retire do lume e escorra.
Num tacho à parte, coloque o azeite e quando este estiver bem quente junte os dentes de alho picados e deixe alourar. Lentamente vá juntando as favas já cozidas e mexa muito bem.
Numa pequena tigela, dissolva as 2 colheres de maizena com um pouco de água, tendo o cuidado de não deixar grumos.
Deite esta mistura para dentro do tacho (onde se encontram as favas a alourar) e envolva tudo durante algum tempo, até que se forme uma mistura cremosa e a farinha tenha tempo de cozer o suficiente. No final, deite umas pingas de vinagre e um pouco de sal ( a gosto) e volte a mexer.

Este esparregado é ótimo para acompanhar pratos de carne ou de peixe em alternativa às saladas.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Delícia de bacalhau


Esta é umas das minhas criações de eleição. Para aqueles dias em que não sabemos o que fazer para o almoço ou para o jantar e quando a vontade de estar na cozinha não é muita, este é o prato ideal. Demora muito pouco tempo a fazer e no final o resultado é divinal. Aqui vos deixo então a receita de um dos meus pratos favoritos.

Ingredientes:

3 postas e bacalhau já demolhado;
5/6 batatas médias;
4 dentes de alho;
azeite virgem;
um molho de coentros;
vinagre balsâmico ou de cidra;

Preparação:

Coza as postas de bacalhau e de seguida deixe arrefecer e desfie-as para uma taça.
Lave bem as batatas e parta-as em bocados generosos. Ponha-as a cozer.
Umas vez estes ingredientes cozidos, pegue num tacho médio e coloque bastante azeite a aquecer. Quando o azeite estiver bem quente, junte os 4 dentes de alho e o molho de coentros, tudo muito bem picado. (Juntámos já os coentros para o azeite começar a libertar os óleos dos coentros e aromatizar mais o nosso prato). Deixe apenas alourar durante um pouco. Junte o bacalhau desfiado e os pedaços de batata. Envolva todos os ingredientes com a ajuda de uma colher de pau (hoje em dia de silicone :) por causa da ASAE) e borrife tudo com um pouco de vinagre. Et voilá! O seu prato está pronto a degustar.

Nota: pode acompanhar este prato com uma salada de tomate ou simplesmente com umas tradicionais e nutritivas azeitonas.

Bom apetite!